Blog

Moda e sustentabilidade em 2020
Moda e sustentabilidade em 2020
21/05/2020 - 00:00

Os acontecimentos das últimas semanas nos forçaram a dar uma pausa. Por questões de segurança e saúde pública, nos vimos dentro de casa, impedidos de manter a rotina acelerada a qual estamos todos acostumados. Assim, pudemos parar, respirar e refletir. 

Tivemos a oportunidade de aprender mais sobre o mundo a nossa volta, e nos surpreendemos positivamente. Frente às dificuldades e momentos de incertezas, vimos pessoas se reinventando, sendo solidárias e se fortalecendo umas nas outras.

Vimos também a natureza tendo a oportunidade de respirar. Com o isolamento social, a poluição diminuiu de forma considerável. Na grande São Paulo, os níveis de CO² diminuíram cerca 33%, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Assim como os animais, que puderam circular com liberdade, sem interferência de ação humana. Os canais da Cidade de Veneza, na Itália - por exemplo - ficaram com as águas cristalinas e repletos de peixes, como não se via há décadas.

Apesar desta pausa não ter sido planejada, podemos aproveitá-la para repensar alguns pequenos hábitos, colaborando para tornar o mundo melhor e mais sustentável. O consumo consciente começa com pequenas ações, como - por exemplo - evitar a compra exagerada de roupas.

Do guarda-roupa para a vida

Você sabia que usamos somente 30% do nosso guarda-roupa com frequência? Ou seja, mais da metade das peças de vestuário ficam paradas, gerando um acúmulo desnecessário que acaba, hora ou outra, virando lixo.

Esse hábito de consumo em excesso está atrelado ao fast-fashion, que visa estimular o desejo pela compra e um consumo por impulso. O desenvolvimento das peças é feito de acordo com as últimas tendências e cores do momento, estimulando a compra sem necessidade. Todo este processo tem causado um impacto preocupante no meio ambiente e ecossistemas de todo o planeta. Sem considerar os reflexos negativos do processo de produção e comercialização das peças.

Adotando novos hábitos

Uma roupa não foi feita para ser usada somente uma vez. Teste novas combinações, sendo criativa e maximizando o uso das peças. Os looks que você tende utilizar apenas uma vez, considere alugar ao invés de comprar.

Moda sustentável

Desapegue, mas não descarte

Aproveite o tempo em casa para fazer a clássica limpeza no guarda-roupa, retire as peças que você não utilizou no último ano. Caso elas estejam em boas condições, sem rasgos ou manchas, evite jogá-las fora, existem diversas opções mais sustentáveis. Você pode optar por reciclagem, upcycling (reutilização da peça com um novo propósito, transformando-a em outra coisa), revenda ou doação.

Na Tidy, os trajes que saem de linha são enviados parte para um brechó online e parte para doação, com o intuito de aumentar o ciclo de vida dos produtos e diminuir o impacto ambiental.

Existem diversas pequenas atitudes que podemos tomar para suavizar os impactos ambientais e tornar o planeta mais sustentável.

Vamos juntos construir um mundo melhor?

Busca
Categorias