Blog

Entenda o que é o conceito de guarda-roupa inteligente
Entenda o que é o conceito de guarda-roupa inteligente
09/09/2021 - 10:03

Nas últimas décadas, estivemos reavaliando alguns conceitos e valores, bem como formas que nos comportamos, além de padrões da sociedade. E o mundo da moda, por ser pioneiro em mudanças e quebra de paradigmas, não ficou fora de muitas destas mudanças, especialmente envolvendo o próprio setor.

Uma das questões debatidas é sobre a importância de manter práticas sustentáveis, além de combater o consumismo no mercado fashion.

A partir disso, já nos anos 70, surge o conceito de 'armário cápsula', ou 'guarda-roupa inteligente', da estilista Susie Faoux, que pensou que poderíamos unir peças atemporais e versáteis.

Afinal de contas, quantas vezes as pessoas compram diversos itens e ficam guardando, muitas vezes ficando um tempão sem você utilizá-las?!

Por acaso já ouviu falar de armário cápsula? Se sim, mas não sabe exatamente do que se trata, vou explicar. O conceito de armário cápsula surgiu nos anos 1970, quando a estilista Susie Faoux imaginou um guarda-roupa atemporal e formado apenas por peças essenciais que, inicialmente, seriam usadas numa estação e depois trocadas por outras.

Hoje em dia, diversas digitais influencers abordam o tema e exploram o conceito, sobre os desafios de adotar um estilo de vida sustentável, mantendo a elegância e, ao mesmo tempo, sendo autêntica na hora de compôr o look.

O segredo, portanto, é conseguir fazer com que as suas peças consigam conversar entre si de alguma forma, armário inteligente é aquele em que as roupas "conversam entre si", ou seja, que possibilita a criação de vários looks sem precisar ter/comprar muitas peças.

Algumas peças coringas são: camiseta básica t-shirt branca ou preta, calça jeans que melhor combina ou te agrada (modelos como flare, skinny ou reto).

Opte também por tecidos de qualidade, assim sua peça irá durar mais tempo. Outro ponto é privilegiar marcas que possuem uma responsabilidade social e sustentável.

Finalmente, ter um guarda roupa inteligente, trata-se de desenvolver seu autoconhecimento, adotar um estilo de vida que te faça refletir se vale a pena ou não ter determinada peça em seu guarda-roupa. Com isso, cada item adquirido, começa a agregar valor, porque exigiu uma reflexão maior na hora de comprar aquela roupa.

Gostou desse conteúdo? Aproveita e compartilha com mais pessoas!

Busca
Categorias