Blog

Coronavírus: O que é e qual seu impacto para o mundo?
Coronavírus: O que é e qual seu impacto para o mundo?
06/04/2020 - 00:00

Nas últimas semanas, assistimos nossas vidas serem transformadas, mudamos nossas rotinas, nossos hábitos e começamos a repensar quais são as nossas prioridades e o que realmente temos de mais valioso. Diante de tantas perdas no mundo, chegamos à conclusão que nossa saúde e daqueles que amamos, sem dúvidas, é o que realmente importa.

Tudo isso por conta de um vírus que já existe há décadas, mas que em 31/12/2019, após casos registrados na China, foi identificado de forma alterada. Segundo o site do Ministério da Saúde (www.coronavirus.saude.gov.br), o Coronavírus provoca uma doença chamada COVID-19, causando infecções respiratórias.

Historicamente, os primeiros vírus foram identificados em meados de 1960, e o termo “coronavírus” se refere, na verdade, a um grande grupo viral formado por diversos vírus já conhecidos e identificados. O nome da família se deve à forma desses organismos sob microscópios, lembrando a aparência de uma coroa. 

Contágio

É importante ressaltar que grande parte da população mundial, possivelmente, irá contrair este vírus, porém com sintomas leves ou muitas vezes até assintomático, e irão se recuperar de forma natural, sem tratamentos especiais.

A principal questão relacionada à esta doença são os grupos de risco, como asmáticos, hipertensos e diabéticos, e principalmente os idosos. É muito provável que você conheça e tenha vínculos com, pelo menos, uma pessoa que se enquadre em uma dessas categorias, e é por isso que precisamos estar tão atentos neste momento.

O coronavírus tem rápida transmissão e é facilmente contraído caso não sejam tomados os devidos cuidados. A orientação oficial é: fique dentro casa. Essa atitude reduz significativamente a circulação do vírus, que consequentemente diminui o ritmo de novos casos da doença. Mas, é inevitável que em determinados momentos temos que sair na rua.

Sendo assim, é fundamental que se siga à risca as orientações de segurança da OMS, entre elas, sempre que possível lavar muito bem as mãos, limpar as mãos com álcool gel ou álcool 70%, manter certo distanciamento de outras pessoas e não compartilhar objetos.

Estas ações são um ato de cuidado com a própria saúde, mas também uma demonstração de carinho, cuidado e empatia ao próximo.

Mulher olhando para a janela.


Impactos

Até o momento, cerca de 200 países já tiveram que alinhar estratégias e alternativas para combater o coronavírus, entre elas, a mais efetiva é a quarentena, prática esta, que foge do nosso costume, e quando as pessoas se afastam, geram-se sentimento de insegurança e incerteza, em vários setores, inclusive políticos e econômicos.

Logo, este é o momento de união, onde devemos nos apoiar e nos solidarizar com todos os seres humanos.

Muitos sonhos foram adiados, muitos questionamentos surgiram, mas temos plena certeza de que esta situação atípica, logo será superada e juntos poderemos construir laços ainda mais fortes.

Busca
Categorias