Blog

Body Neutrality: conheça o conceito que está revolucionando o mundo da moda
Body Neutrality: conheça o conceito que está revolucionando o mundo da moda
23/07/2021 - 16:57

Ao longo dos anos, se iniciou um amplo debate sobre como o padrão de beleza, imposto pelas revistas de moda em relação ao corpo feminino, tem sido profundamente prejudicial para a saúde psicológica e, ao mesmo tempo, para a autoestima das mulheres.

A eterna busca pelo corpo perfeito fez com que muitas mulheres se queixassem de estrias, celulites e criassem um conceito de imagem corporal muito além da realidade.

Foi então que surgiram diversos movimentos feministas em que estimulavam as mulheres a amarem seus corpos. O chamado 'Body Positive' foi um deles. Na tradução literal de 'corpo positivo', o movimento surge no final dos anos 70, contra a discriminação de modelos plus size ou qualquer mulher que não contenha corpos que sigam o padrão estético convencional. Neste movimento, as mulheres devem amar o seu corpo do jeito que é, entendendo que as mulheres devem enxergar o seu próprio corpo de maneira sadia. Diversas influenciadoras digitais e modelos se tornaram referência no assunto. 

Porém, nos últimos anos, um novo conceito emergiu: o 'Body Neutrality', que entende que o processo de amor próprio e de satisfação de um com o próprio corpo de um dia para o outro não é tão fácil assim. De acordo com este discurso, a ideia de amar o seu corpo do jeito que é reforça ainda mais a centralidade do corpo feminino, sendo assim, podendo inclusive trazer mais ansiedade a outras mulheres. 

Por isso, a ideia de adotar uma visão neutra em relação ao seu corpo, sem julgá-lo pelas imperfeições e tampouco venerá-lo incondicionalmente, pode ser ainda mais libertador. Deste modo, a pessoa não precisa estar satisfeita com tudo em sua aparência, é o famoso "está tudo bem se...". Se você quiser emagrecer, ok. Se quiser ganhar peso, ok também. Afinal, você não é obrigada a nada, não é mesmo?! 

No Body Neutrality, você não precisa carregar a culpa de ter um corpo perfeito, tampouco carregar a culpa de não conseguir gostar de algo do seu corpo. A neutralidade, nesta visão, é a conquista por mais equilíbrio em como cada pessoa se sente diante de sua própria imagem corporal. 

Afinal de contas, ao invés de pensar apenas no seu corpo, o movimento estimula as pessoas a pensarem nas suas capacidades individuais e a se enxergarem além dos seus corpos. Ou seja, a beleza vai muito além do seu exterior.

E você? Concorda com esse pensamento? Compartilhe este post com mais alguém.

Aqui na Tidy, consideramos todos os corpos e valorizamos a qualidade de cada um. Por isso, temos trajes para todos os tamanhos e para todas as pessoas.

Busca
Categorias