Blog

Becas: Passado e Presente
Becas: Passado e Presente
04/11/2020 - 00:00

Quando pensamos em formatura, especialmente as de faculdade e de ensino médio, nos vem à cabeça o canudo do certificado, a cerimônia em si e claro, as becas. Essa vestimenta tem presença certeira em quase todos os eventos do gênero, além de também estar presente nos tribunais, corais, solenidades e outros. Mas você sabe qual é a origem das becas de formaturas e como ela se popularizou no Brasil? Confira abaixo!


A Origem da Beca

As becas surgiram na Europa Medieval, mais especificamente na França, no Século XIII, quando as primeiras universidades surgiram. As becas eram usadas para manter os estudantes aquecidos, já que as igrejas e catedrais onde eram realizadas as aulas não possuíam aquecimento central, além disso, as becas e capuzes eram usadas para distinguir os estudantes dos cidadãos comuns.

O uso da beca como conhecemos foi adotada primeiramente pela Universidade de Sorbone, com o propósito de uniformizar os alunos durante cerimônias e solenidades, a fim de evitar "vaidades exacerbadas", e de formalizar a cerimônia com todos os funcionários e alunos. Ao longo do tempo, a vestimenta passou por mudanças, substituindo o capuz pelo chapéu quadrado que conhecemos hoje.

Com o surgimento da figura do Reitor, autoridade máxima em uma universidade, o uso da beca se popularizou por toda a Europa. A vestimenta e a cerimônia vieram para a terra tupiniquim através dos portugueses, no Século XIX, que já realizavam o cerimonial da formatura com a vestimenta na Universidade de Coimbra.

A Estrutura de uma beca

A beca pode ser constituída em 5 partes fundamentais: a própria, o jabor, o capelo, a faixa e a capa.

A beca, como conhecemos, é uma veste talar, ou seja, alonga-se até os calcanhares. Além disso, suas mangas se estendem até a ponta dos dedos.

O jabor, a peça que é colocada no pescoço do formando, é comumente branca e muito utilizada nas becas plissadas, tradicionais e francesas.

O capelo, o famoso chapéu de formando, tem a forma quadriculada e possui um pingente pendurado no chapéu. No começo da cerimônia, deve ser posicionado no lado esquerdo e, após o formando colar o grau, deve ser posicionado no lado direito.

A faixa abdominal, como o nome diz, é posicionada acima da cintura do formando e sua cor representa o curso no qual o formando está sendo laureado.

Por fim, a capa, colocada nos ombros da beca, possui seu interior forrado com a cor do curso do formado e a outra parte preta.

O significado das cores das faixas


Atualmente, existem várias cores que abrangem os cursos nas formaturas.

A primeira delas, o azul, representa as criatividade, intelecto e sabedoria, representando majoritariamente os cursos das Engenharias, Arquitetura, Ciências da Natureza e Exatas.

A segunda cor, o verde, representa o poder da cura, a natureza e à saúde, por esta razão, obviamente representa os cursos da área da saúde humana e veterinária e do estudo da natureza como as ciências biológicas.

A terceira cor, o vermelho, representa liderança, o poder da palavra e argumentação, poder e vitalidade, por isso representa cursos que lidam com a articulação de palavras como Direito, Jornalismo, Ciências Humanas e Artes.

A quarta cor, o amarelo, representa a luz, criatividade, felicidade e o Sol. Abrange uma variedade de cursos como Música, Cinema, Ciências da Computação e até mesmo Física.

A quinta cor, o Lilás, é associada à realeza e ao clero, simbolizando a humildade e a devoção. Abrange os cursos relativos ao estudo humano e sua história, como Filosofia e Arqueologia, e do estudo cultural, como Teologia, Letras e Sociologia.

A sexta e última cor mais usual nas formaturas é o Branco, representando a paz, pureza e fluidez. Não é por menos que o curso de Artes Cênicas é representado por esta cor não é mesmo?

Aqui na Tidy você confere becas de vários estilos, como as francesas, tradicionais, plissadas, americanas, de corais, de tribunal, as infantis e outras, todas com costuras e tecidos de altíssima qualidade, além do nosso serviço de entrega e retirada, que no mesmo dia do evento entregamos e retiramos após seu término, oferecendo maior comodidade e tempo para o que realmente importa!

Busca
Categorias