Blog
Anos 80: Ousadia e Alegria
06/12/2019 - 00:00

Os anos de 1990 foram de muitas descobertas e de libertação dos tabus que a sociedade tanto colocava sobre as mulheres. E na moda não foi diferente, durante esse período o cenário têxtil obteve grandes reviravoltas.

 O cenário cultural da época teve muita influência sobre o modo de se vestir. Madonna, Michael Jackson, Freddy Mercury e David Bowie foram ícones deste estilo excêntrico e influenciaram muitas pessoas, contrastando com o estilo hippie da década anterior. Madonna, por exemplo, apostava em um visual descolado: usava muitas faixas de tule amarrada na cabeça, pérolas, ombreiras, minissaias sobre legging, meia arrastão, maquiagem pesada com os olhos marcados e batons vibrantes. 


 Extravagância é a palavra que melhor retrata essa década. Cores, volume, brilho e ousadia definiram os looks dos anos 80. Muito exagero também era tendência para maquiagem e cabelo. Todas as mulheres invejavam o cabelo de Julia Roberts no filme Uma Linda Mulher e a maquiagem de Cyndi Lauper. 


 Essa foi a época em que as mulheres conquistaram seu lugar no mercado de trabalho e competiam por cargos executivos. Assim, o figurino dessas mulheres era representado por peças de roupas com cintura e cós altos, blazers, ombreiras, pregas e drapeados para usar tanto no dia-a-dia ou durante à noite. Elas buscavam looks poderosos e estruturados que refletiam a postura que elas tinham nesse período. Outras peças que também se destacaram nos anos 80 foram os vestidos que valorizavam a cintura feminina, saias balonê e mangas bufantes. 


Usar calça legging, de preferência colorida, era muito comum. Elas combinavam com tudo: vestidos, saias, casacos e shorts. A inspiração veio das academias, febre entre as meninas bem retratado em filmes como Dirty Dancing. 


Hoje em dia, muitas dessas tendências voltaram. Quando se fala em vestidos de festa, está super em alta usar ombreira, mangas bufantes, cintura alta, drapeados e tecidos cintilantes. Já no streetwear, as pochetes e as calças boyfriend também voltaram, assim como os tênis neon, os macacões e as estampas mega coloridas e oversized muito bem representadas por Will Smith, na série Um Maluco no pedaço. 



Na Tidy, você pode aproveitar essa ousadia e criar seu look com inspiração nos anos 80 no Ateliê do Primeiro Aluguel. Basta trazer suas ideias e desenvolver conosco um look nostálgico, e ao mesmo tempo muito fashion!


Busca
Categorias