Blog

A reinvenção do mercado de eventos
A reinvenção do mercado de eventos
27/05/2020 - 00:00

Organizar um evento gera grandes expectativas, são meses e meses planejando todos os detalhes do grande dia, mas nada poderia preparar as pessoas que tinham seus eventos marcados, e o mercado de festas como um todo, para uma pandemia internacional.

Como a maioria das empresas, o setor de eventos está se adaptando no momento, com casais tendo que adiar suas celebrações, uma vez que a preocupação em disseminar o coronavírus prevalece.

Porém algumas cerimônias aconteceram e seguem acontecendo de maneira bastante inusitada. No começo da disseminação do vírus, enquanto ainda não havia sido decretado o isolamento social, casais pelo mundo correram para as cerimônias agendadas às pressas, realizadas nos cartórios antes que os prédios fossem fechados. No mês passado, alguns foram criativos e se casaram em igrejas, calçadas ou ruas vazias, com pouquíssimos convidados.

Empresas também se adaptaram a esta situação e surgiram coleções de máscaras feitas com tecidos de alta costura e embelezados com elementos como cristais e rendas, mantendo noivas e convidados seguros, sem comprometer o visual.

Implementando soluções digitais

Como em todos os setores, as empresas do segmento de eventos estão readaptando e mudando suas estratégias para o momento excepcional em que vivemos, focando na tecnologia.

Alguns estados pelo mundo, por exemplo, adotaram o “Sim via Zoom”, passando a permitir o casamento por videoconferência, os residentes destes locais poderão obter suas licenças de casamento remotamente, de forma segura. Outra opção adotada é um processo on-line de papelada, sem haver efetivamente uma cerimônia.

É fundamental que sejamos mais digitais do que nunca, estar presentes em sites e canais de rede social, poder nos conectar emocionalmente e interagir com as noivas, madrinhas, debutantes e todos os impactados durante esse período de afastamento. Esta experiência é uma porta de entrada para que as empresas forneçam experiências inteligentes, interativas e diferenciadas.

Algumas lojas e espaços de festa pelo mundo já estão adotando a experiência de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), para que as pessoas sintam que ainda estão recebendo atenção personalizada e que, mesmo de longe, não perdem os detalhes.

Sugerindo alternativas

A maior parte das pessoas estão adiando suas celebrações, em vez de cancelar completamente, por isso é fundamental que haja uma flexibilidade tanto por parte dos casais ou aniversariantes, quanto por parte dos fornecedores. Afinal, é preciso considerar que no próximo ano haverá uma sobrecarga de eventos, e que eventualmente, serão necessárias algumas adaptações.

O importante é entender que há oportunidades no desafio e que a comemoração não está perdida, mesmo que nem tudo saia como planejado. O mais importante é colecionar momentos especiais com as pessoas mais queridas, sem que se transforme em um verdadeiro stress. 

Busca
Categorias